SÉRIES

[Séries][slideshow]

ULTIMAS POSTAGENS

Tecnologia do Blogger.

Liga da Justiça infelizmente me fez perder a fé no DCEU


Estou deixando claro que isto não é uma critica e nem falarei tanto de aspectos técnicos, afinal, não sou nenhum critico, não sou formado em cinema nem nada, sou apenas um fã que não se contentou com o filme. Havia decidido a não escrever nenhum texto sobre Liga da Justiça, considerava que não valia meu tempo, afinal, este filme foi minha grande decepção, já não havia curtido tanto Mulher Maravilha e Liga conseguiu seguir os mesmos passos, mas tudo tem seu devido motivo. Não é sobre Marvel e DC, não é uma guerra e nem é minha intenção iniciar esta guerra com este post, o que quero dizer é que este ano o DCEU está semelhante ao MCU, um universo cinematográfico que não gosto tanto.

Já escrevi milhares de textos falando o quanto amo Batman V Superman, o quão maravilhoso acho Homem de Aço e quanto acho que Esquadrão Suicida está longe de ser todo esse desastre que disseram ser, o meu problema é com Liga da Justiça e sim, a falta de Zack Snyder nesse filme. No inicio do filme Snyder largou o filme nas mãos de Joss Whedon e tudo por problemas pessoais, até então Whedon só deveria montar o filme, NADA além disso, mas não, nosso "querido" diretor decidiu mexer no que já estava pronto, gastou muita grana em refilmagem e inseriu uma dosagem enorme de humor no filme, e isso atrapalha? MUITO, não estou dizendo que o humor é o problema do filme, que em uns 90%  das vezes funcionou bem, mas sim refazer um filme que já estava pronto.

Meu problema com o MCU é a padronização de seus filmes, sendo sempre todos iguais, você assiste Homem de Ferro 1, Home Formiga ou Doutor Estranho, todos parecem o mesmo filme, porém quando eles tentam algo um pouco diferente como foi Capitão América 2 e 3 os filmes funcionam bem, funcionam porque são únicos e nem a dosagem excessiva do humor da Marvel atrapalha.

Liga da Justiça nos trouxe um filme sem nexo, sem ordem, sem momentos épicos, sem uma cena que nos lembraremos daqui um ano como por exemplo o primeiro voo do Superman, ou a sequencia messiânica do personagem em BvS (aquela onde ele resgata o navio, o pessoal no feriado mexicano e afins), em Liga da Justiça apenas vimos centenas de cenas que tinham tudo para ser épicos mas foram cortadas e montadas de maneira que ficarão apenas "ok", até Esquadrão Suicida teve cenas e sequencias de ação sensacionais.

A verdade é que todo o tom dramático e épico que o DCEU vinha trazendo até então se dissolveu nos 2 filmes deste ano, principalmente Liga, aquele ar filosófico, aqueles paralelos de Deus e Homem, de manipulação, intrigas e principalmente um bom vilão que movia o filme se foi. Não sou uma viuva do Nolan mas todos temos que admitir que seus vilões eram base centrais de seus filmes e toda a trilogia do Cavaleiro das Trevas giravam em torno deles, os principais vilões e os secundários, Homem de Aço trouxe o incrível General Zod e Faora, Batman V Superman foi arquitetado do inicio ao fim do filme, Esquadrão Suicida até podemos dar uma colher de chá por conta da Waler ou pelo Esquadrão em si, onde todos eram vilões, mas agora Mulher Maravilha teve um Ares que nem lembro mais direito como ele funcionava no filme, Liga da Justiça apenas um vilão que serviu de escada para mostrar o quão poderoso é este Superman.

Liga parecia um filme desconexo do resto deste multverso, se não fosse pela morte do Superman no filme anterior e Liga trabalhar em sua volta não vejo mais nenhuma ligação com os outros filmes deste universo, temos uma menção ao Steve Trevor? Ok, mas o que isso movimenta no filme? Aquele flashback de BvS do "ela é a chave" talvez tenha sido mostrado neste filme quando Lois serve para acalmar o Superman brutal, mas falta ganchos para serem respondidos, o filme não deixa ganchos, perdeu a oportunidade de apresentar heróis que certamente fariam a diferença neste e em futuros filmes.

Apesar de ter amado o Superman do filme (o que já amava desde Homem de Aço), senti que também que era desconexo com os filmes anteriores, vi Snyder começar um arco de descobrimento, aceitação de si, aceitação do mundo, morte, peso da morte, mas não senti a graça do renascimento.

A verdade é que Liga falha em ser um filme do DCEU, mas como hoje todos gostam de blockbusters padronizados, ele se sai muito bem, e vida longa a Joss Whedon, DCEU e ao presidente da Warner que não respeita um trabalho.

Futuramente talvez eu fale sobre o que me agradou no filme, como o Cyborg, a quimica do grupo, o Flash e por ai vai, mas hoje, apenas minha frustraçâo.

(Espero ansiosamente por uma versão do Snyder deste filme).

E desculpem o desabafo.


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário: