SÉRIES

[Séries][slideshow]

ULTIMAS POSTAGENS

Tecnologia do Blogger.

Superman: O Filme, o maior clássico dos super heróis no cinema.


 Sexta-feira chuvosa,feriado prolongado, e eu estava a procura de um bom filme para assistir. Com a internet fora do ar, tive que recorrer a minha modesta coleção de DVDs, e um título em particular chamou minha atenção, Superman: O Filme, dirigido por Richard Donner e estrelado pela lenda, Christopher Reeve. Já fazia muitos anos que não revia esse clássico, hoje em dia com a enxurrada de lançamentos que temos no cinema todos os anos, tendemos a nos esquecer da existência dos clássicos. Mas eu resolvi assistir ao filme, pra ter certeza de que a magia continuava lá.

 O filme começa da maneira mais épica possível, o General Zod etá sendo julgado pelo Conselho de Krypton junto com mais dois "capangas". Jor-El é quem dá a sentença, os três são condenados a Zona Fantasma, é ai que a história começa. Jor-El tenta alertar o Conselho Kryptoniano de que eles correm grande risco, por conta da ameaça iminente do planeta implodir. O Conselho claro, não dá ouvidos ao clamor do cientista que só enxerga uma opção a sua frente, enviar seu filho, seu único filho, para longe da morte rumo ao desconhecido. O jovem Kal-El é posto num pequeno foguete e lançado em direção as estrelas.


 Um dos grandes diferenciais desse filme, é sem dúvida a trilha sonora composta pelo John Willians, a música tema do Superman é uma das coisas mais lindas que o cinema já produziu. A música é épica, sensível e transmite a sensação de esperança característica do personagem. Esperança é uma palavra que define bem esse Superman, que é mostrado no começo como um rapaz tímido, cheio de dúvidas sobre si e sobre seu futuro. Depois de um acontecimento trágico, o jovem Clark decide viajar pelo mundo em busca de respostas. E nessa transição, entra em cena Christopher Reeve, o Superman definitivo do cinema. A princípio o que nós vemos é uma versão do Clark Kent, que permaneceu durante muito tempo, como sendo a versão definitiva desse personagem, e permanece até hoje no imaginário  popular como sendo a versão "certa". Temos um Clark desajeitado, tímido, com uma postura arqueada e os óculos fundo de garrafa que complementam do disfarce. O que se destaca no filme  é a maneira como do Reeve interpreta as duas facetas do personagem. Reeve é um ator espetacular, tem uma cena específica, que se passa logo após a belíssima cena do voo com Lois Lane, em que ele a deixa no terraço de seu apartamento e logo em seguida  bate na porta e entra como Clark Kent, deixando o espectador encantado com o contraste que ele dá aos "dois" personagens.


 A única ressalva que tenho quanto a esse filme, é o Lex Luthor interpretado pelo Gene Hackman, além do fato do ator não ter aceitado raspar a cabeça para dar vida ao personagem, ele tem uma interpretação muito exagerada e caricata que não possui química alguma com o Superman do Reeve. Tirando isso, Superman: O Filme, uma joia que tem que ser guardada com muito carinho no coração dos fãs. O filme é belo, otimista e tem uma bela mensagem de esperança. Afinal, esse foi o filme que fez o homem acreditar que pode voar.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário: